Abuso de álcool, sexo e direção perigosa na adolescência

Está cada vez mais freqüente número de adolescentes e jovens que morrem em conseqüência de acidentes provocado pela combinação: velocidade, álcool e imprudência. As estimativas indicam que morrem aproximadamente 40 mil adolescentes e jovens por ano no Brasil. São Paulo lidera o ranking de vítimas fatais. Muitas reportagens tem retratado o tema nos últimos dias: Profissão repórter, A Liga, e outros programas tem mostrado o perigoso estilo de vida que os jovens encaram com naturalidade. Baladas, festas rave, bares e noitadas tem levado ao consumo incontrolável de grande quantidade de bebidas alcoólicas. Nas entrevistas e depoimentos é notória a falta de limite e controle por parte dos pais sobre estes jovens que saem cada vez mais cedo para a noite e ficam vulneráveis a vários tipos diferentes de risco. A bebida, usada para "descontrair" , "animar" , "descolar uma gata" em muitos casos foge ao controle e leva ao pronto socorro. O mais impressionante é o discurso irresponsável no tocante ao exercício da sexualidade. Muitos declaram abertamente não usar camisinha quando está "doidão" ou "chapado" pegam o que topar e "curtem" ali mesmo. As meninas gritam por sexo e se exibem de forma vulgar e descontrolada. A falta de informação, respeito próprio e desamor a vida chega a assustar. Veja os depoimentos de jovens ao programa A Liga, exibido em 29 de março:


Algumas meninas engravidam sem sequer se lembrarem com quem transaram... tamanho o "porre" que estavam, daí surge um risco tão assustador quanto a direção alcoolizada: a contaminação pelo Vírus HIV. Segundo o Boletim epidemiológico do Ministério da saúde (janeiro de 2010), para cada 8 meninos que convivem com o vírus HIV, existem 10 meninas.
Quanto custa a sua vida..? veja o vídeo e repense... se você é um adulto.. faça sua parte! ajude um jovem a entender melhor os riscos que existem no mundo dos vícios, excessos, direção perigosa e sexo irresponsável!



0 comentários:

Postar um comentário

O amor é lindo... e que seja eterno!